Salve-se quem puder
A guerra tem destas coisas, ou dito de outra maneira, quem tem cú tem medo. Não é que fosse por não concordar com a guerra no Afeganistão mas simplesmente para safar o coiro que os serviços secretos italianos subornaram os talibãs para evitar ataques contra as forças do seu país, mas ocultaram estes pagamentos aos franceses que os foram substituir em 2008. Conclusão um mês apenas depois de lá terem chegado viram morrer 10 dos seus soldados.
Na realidade de Itália já pouco nos surpreende, seria mais honesto retirar de lá as tropas, até sabemos que em matéria de subornos o governo italiano é mestre, mas por certo esta nem ao diabo lembraria.
E até havia quem admirasse as tropas italianas porque a zona de Sarobi, por elas controlada, se tinha transformado numa das mais seguras. Estavam longe de conhecer a verdadeira razão...
Em 18 de Agosto daquele ano uma patrulha francesa sofreu uma emboscada que terminou com elevadas baixas e a magnitude da acção dos talibãs que utilizaram 170 homens deixou os franceses atónitos e à beira de um ataque de nervos.
A seguir a esse ataque houve outros e novamente pesadas baixas para um exército que julgava ir passar férias e mal informado dos métodos do governo italiano.
Com amigos assim...