Notícias pelo Natal
Tenho andado aqui às voltas para escolher uma notícia digna do Natal. De início pensei no plano de Obama para o sistema nacional de saúde americano. Depressa a pus de parte ao constatar que afinal de saúde pública nada tem e que quem fica a lucrar são as grandes seguradoras.
Depois passei por aquela distinção da UNICEF atribuída a Cuba por não ter no seu territórios crianças subnutridas, cujo número no mundo ascende a 180.000.000 (para quem não é bom em algarismos, cento e oitenta milhões).
Mas eu queria ainda uma melhor notícia de Natal. Ouvi e li as histórias dos sem-abrigo que nesta data são bafejados com uma refeição quente e algumas roupas para lhes mitigar o frio, mas mesmo ainda assim não chegava para me aquecer.
Eis que de longe me chega a notícia digna deste Natal. Do Paraguai, da América-Latina. Pode lá ser, um golpe de estado? Não!
O governo de Fernando Lugo, declarou os serviços de saúde públicos gratuitos para o seu povo. Isto num país em que 38% dos 6,2 milhões de habitantes vivem na pobreza e 20% estão na miséria. Percebem porque escolhi esta como a verdadeira prenda de Natal?