Com papas e bolos...
Ele há gente para tudo, até para fazer de nós tolos. Honduras, 2009, lembram-se? Ainda por lá está asilado na embaixada do Brasil o presidente deposto por um golpe militar.
Depois do golpe seguiu-se um plano cuidadosamente elaborado pelo senador republicano Jim DeMint, dos Estados Unidos, como atempadamente dei conta aqui. Falta apenas a cereja no cimo do bolo, mas já está a caminho.
Vem agora a público uma "iniciativa" de um procurador do Ministério Público das Honduras pedindo ao Supremo Tribunal de Justiça que emita uma ordem de captura contra a cúpula das Forças Armadas pela expulsão do país do presidente, Manuel Zelaya, em 28 de Junho passado, ao mesmo tempo que solicita a abertura de um processo judicial sobre o caso.
E então? Perguntarão vocês. Então respondo que não sou ingénuo. É que esta acção coincide com a presença nas Honduras do subsecretário de Estado adjunto para o Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, Craig Kelly que irá acompanhar de perto a discussão no Congresso Nacional hondurenho de uma amnistia política para os envolvidos na crise causada pelo derrube de Zelaya.
É o truque habitual. Já estão todos amnistiados e ao mesmo tempo sempre se dá um ar de legalidade, topam?