12 anos depois continuam presos, nos Estados Unidos
Danny Glover, Edward Asner, Susan Sarandon, Oliver Stone, Martin Sheen, Pete Seeger, Ry Cooder, Bonnie Raitt, Chrissie Hynde, Haskell Wexler, Graham Nash, Jackson Browne e outros, enviaram ontem uma carta ao Presidente Obama pedindo-lhe que liberte os Cinco Presos Cubanos em prisões dos Estados Unidos.
Os actores Danny Glover e Edward Asner, coordenadores de “Actores e Artistas Unidos pela liberdade dos Cinco Cubanos”, fizeram um apelo aos seus colegas nos Estados Unidos convidando-os a juntar os seus nomes a uma carta ao Presidente dos EUA pedindo-lhe que outorgue uma ordem de clemência executiva a favor dos cinco cubanos.
Na carta, os actores e artistas unidos por esta causa indicaram: “Estamos sumamente consternados de que os Cinco Cubanos, que não cometeram nenhum crime contra os EUA nem tão pouco constituíram uma ameaça contra a segurança nacional deste país, continuem presos há 12 anos. Os Cinco monitoravam as actividades de grupos violentos de exilados cubanos em Miami, actividades que resultaram na morte de milhares de cubanos. Os Cinco simplesmente estavam a proteger o seu país contra futuros actos de terrorismo.”
Outros actores e artistas que juntaram os seus nomes à carta dirigida ao Presidente dos EUA: James Cromwell, Mike Farrell, Bruria Finkel, Richard Foos, Elliott Gould, Greg Landau, Francisco Letelier, Esai Morales, Betty e Stanley K Sheinbaum e Andy Spahn.
Presos políticos nos EUA? Não, que ideia...