Em se tratando de saco Daniel Oliveira não escolhe, tanto lhe faz que seja de plástico, de pano ou até de serapilheira. Uma vez mais mete tudo no mesmo saco, banqueiros e bancários.
À medida que a opinião dominante vai fazendo crer que somos um país de privilegiados também ele acompanha a maré e projecta no Expresso on-line o verbalismo fácil e demagogo. Curiosamente não são poucas as vezes em que no seu "Arrastão" deixa acusações de populismo e demagogia a Hugo Chavez esquecendo-se que este à sua beira ainda tem muito, mas mesmo muito, para aprender.
Atando no mesmo molho banqueiros e bancários, apodando-os de privilegiados, onde é que eu já ouvi isto, acusa-os de estar a tentar fugir ao corte de salários. Pudesse eu fazer o mesmo e mandaria os arrastões desta vida catar macacos, nunca me dei bem com o mal dos outros.
A todos os que conseguirem escapar ao garrote do bloco central e seus apêndices, eu daqui antecipadamente os saúdo e relembro que já uma vez o Tribunal Constitucional considerou ilegais os cortes de salários.
Daniel Oliveira sabe que os salários dos trabalhadores do BdP ou da CGD não têm nada que ver com as remunerações e reformas dos "banqueiros" para ali nomeados, mas sabe ainda melhor o que persegue com este tipo de populismo, a caixa de comentários do Arrastão é esclarecedora. Aqueles que exorcizam o Estado curvam-se reverenciais e tecem-lhe os mais rasgados elogios, enaltecendo-lhe a "coragem". Para ele "puros" sós seus.
Não é por acaso que a comunicação social liberal sempre que pretende passar a imagem de que é plural, livre e isenta se serve desta gente, não diz é quanto lhe paga para escrever textos como este.
Daniel Oliveira omite que a generalidade dos trabalhadores do BdP e da CGD têm a sua tabela salarial balizada por Acordo de Empresa, negociado pelos respectivos sindicatos, genericamente comum à da restante banca privada, e que é legítimo que o queiram ver cumprido, recorrendo a todas as formas, incluindo a Greve Geral de 24 de Novembro próximo.
Até lá vou cuidar de continuar a arejar o saco.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. E a Ucrânia ali tão perto...
. Curtas
. Podias andar de Clio? Pod...