Uma coisa que muitos sabem mas que ninguém conta
Incómodo, demasiado incómodo o relatório elaborado pelo ex-magistrado suíço e actualmente membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Dick Marty, tornado público ontem em Paris.
Segundo esse relatório o exército de "libertação" do Kosovo, UCK, mantinha prisioneiros sérvios em quintas, em fábricas vazias do Kosovo e Albânia ou em casas isoladas e depois de os tratar bem, de os deixar dormir, de lhes dar de comer e deixar descansar, quando os médicos de certas clínicas estivessem preparados e o negócio apalavrado, transportava-os para o centro da Albânia e dava-lhes um tiro na cabeça. De imediato, os cadáveres eram despojados dos rins e vendidos no estrangeiro.
O relatório implica um dos cabecilhas do UCK, Hashim Thaci, eleito no Domingo passado primeiro-ministro do Kosovo. Hashim Thaci era um dos dirigentes do denominado "grupo de Drenica" e participou activamente nesse tráfico de órgãos. "Thaci era considerado pelos serviços secretos de vários países como o mais perigoso dos padrinhos do submundo kosovar", relata Dick Marty.
Durante a sua permanência no Kosovo, Marty entrevistou dezenas de testemunhos directamente implicados: soldados, vítimas de actos violen-tos, familiares de desaparecidos ou mortos, representantes de institui-ções judiciais internacionais, juízes kosovares, policias e membros da Cruz Vermelha. "Em muitos deles vi o medo nos olhos".
O relatório denuncia também a impunidade de que gozam os autores de todas estas práticas, produto da lei do silêncio que impera no Kosovo e da pouca vontade política internacional para que se julguem os culpados, já que as grandes potências conheciam a existência destas atrocidades.
O que Marty não sabe é que esses países fechavam e continuam a fechar os olhos, em prol da "democracia e da liberdade", não é?
Marty disse ainda: "As provas estão lá, só é preciso ir buscá-las. Pela nossa parte julgo que cumprimos, trazendo os factos à luz do dia."
Aqui é que eu penso que Dick Marty pode esperar sentado, é que essa boa gente dorme descansada, apesar do sangue que também lhes tinge as mãos...