Subidas e descidas
Nunca sei o que é uma descida muito menos uma subida nesta questão de sondagens. Quem parece dominar a matéria na ponta da unha é Rodrigo Guedes de Carvalho pivot da SIC no jornal nacional. Para ele descida é o PS e CDS apresentarem menos 0,6% e 0,5% respectiva-mente, enquanto subida é o PSD apresentar mais 0,6%. Já "subida ligeiríssima" é a CDU apresentar mais 0,5%. Dito assim com esta clareza por Rodrigo Guedes de Carvalho mais não me resta do que agradecer-lhe por me elucidar numa matéria a que geralmente sou avesso.
Mas há quem saiba ainda mais do que ele, tal é o caso daquele persona-gem do qual não fixei o nome, que aproveitou a onda para lançar um livro precisamente sobre sondagens e estudos de opinião. Na mesma tv veio informar-nos que não só podemos como devemos acreditar nas sonda-gens que nos são apresentadas, isto é, as sondagens que ainda ontem, 24/05/2011, apresentavam o PSD com 6,7 a mais do que o PS e hoje, 25/05/2011, o apresentam com uma diferença de 1,2.
Quando ainda não havia esta coisa da internet normalmente estas sondagens ou estudos de opinião acabavam por ser impressas em papel o que dava um jeito tremendo aos vendedores de castanhas ou àqueles desgraçados que sempre aflitinhos recorriam ao sanitário público onde as encontravam, depois de cortadas aos quadrados, penduradas num prego convenientemente colocado entre dois azulejos.
Por mim contenho-me e não ouso levar o Ipad ou o portátil para o WC, é que não dão mesmo jeito nenhum para limpar o traseiro, eu que até nem sou esquisito e que já o limpei a pedras redondinhas, a uma telha ou até mesmo às folhas de um qualquer sobreiro ou castanheiro...