A crise financeira na Rússia
Cada país, cada povo, cada pessoa tem o seu modo peculiar de encarar a crise e também a tem relativamente à forma como a discute, que o digam Alexandre Lebedev e Serguei Polonsky, ambos são multimilionários russos que fizeram fortuna pela via mais simples, a mafiosa.
Participavam num debate no canal da televisão Russa NTV. Aí ficou uma amostragem dos métodos que os conduziram à fortuna.
O mais "valentão", Alexandre Lebedev, tem um currículo invejável, formou com Gorbatchov em 2008 o Partido Democrático Independente, é detentor de 30% da companhia aérea Aeroflot, 44% da "Ilyushin Co Finanzas" uma das maiores construtoras de aviões e partes significativas da Sberbank, Gazprom, United Energy System.
É dono do jornal russo Novaya Gazeta, mas também dos jornais britânicos London Evening Standard, The Independent, Independent on Sunday e a companhia Evening Press Corporation, para lá de uma ampla carteira de propriedades que inclui uma cadeia de hotéis em toda a Europa.
Claro que tudo isto foi obtido com o suor do seu rosto, melhor dizendo, das suas mãos, que no início da ascensão tiveram de apertar muitas vezes o gatilho.
Mas atenção, que não seja ingrato, deve muito a Gorbatchov...