Sim abelha
O jornal nacional da SIC das 20 horas de ontem dedicou, vá-se lá saber porquê e para quê, uns bons minutos a dar conta de que há funcionários públicos que continuam a antecipar a reforma.
Lá foram entrevistando alguns que apresentavam um traço comum, estavam fartos de tanta afronta e enxovalho e por isso mesmo resolve-ram mandar tudo às urtigas, as respectivas profissões deixaram de ser atractivas depois de quase serem linchados na praça pública pelo anterior governo e a que este se apressa a dar continuidade. Fizeram-no mas pagaram pesadas penalizações no montante das reformas.
As reacções a essa reportagem, sinal de que a mesma chegou ao destinatário, não se fizeram esperar. Ah e tal, foram para a reforma com cinquenta e tal anos e ainda por cima levaram de 1.800 a 2.000 euros. Assim se espraiam alguns blogers da nossa praça. Não se contêm, dizem-se escandalizados, "como é que o país há-de ir para a frente" e mais uma série de considerações que não tenho pachorra para reproduzir.
Depois de ler três ou quatro começou a dar-me aquela azia do costume e vá-se lá saber também porquê lembrei-me da nossa presidenta, atenção que só temos uma, da Assembleia da República, que depois de 9 (nove) anos no Tribunal Constitucional passou à reserva com 41 (quarenta e um) aninhos e com uma pensão de 464 contos, que na moeda corrente corresponde a 2.314 euros, acima das reformas daqueles que alguns blogers se apressaram a invectivar e muito distante dos trinta e muitos anos que todos levavam de profissão e descontos.
É claro que isto não passa na SIC e se algum dia passasse seria lá para as três da manhã e com rodinha vermelha...