Concurso de beleza para freiras
O sacerdote italiano Antonio Rungi lançou o "Sister Italia 2008" (Irmã Itália), um concurso na internet que elegerá a freira mais bela do país.
O religioso conhecido por suas "modernas" iniciativas, entre as quais se destaca a de rezar um rosário numa praia junto aos turistas, em duas pequenas cabines transformadas em sacristia, apresenta a sua nova proposta paralelamente ao concurso de beleza do país, "Miss Itália".
As interessadas em se candidatar ao concurso de beleza devem se inscrever enviando uma foto para o e-mail do sacerdote. Este publicará depois, num site, "as fotos das freiras, com o objetivo de iniciar o concurso on-line".
As candidatas - noviças ou freiras com idades entre 18 e 40 anos - deverão enviar fotos "belas e expressivas" que possam "significar e dizer algo, tanto no plano estético quanto no espiritual", explicou o sacerdote.
No final, serão os internautas que irão eleger a vencedora do "Sister Itália", um concurso que poderá acabar com a lenda de que "apenas garotas menos atractivas se tornam freiras", explicou Rungi.
"Vivemos num tempo que a visibilidade é importante para tornar público o carisma de uma fundação religiosa", afirmou.
No imaginário colectivo, continuou, "existe a ideia de uma freira triste, desiludida, não realizada no casamento ou com problemas sentimentais, às vezes também decepcionada social e profissionalmente".
O teólogo afirmou também que "é necessário superar uma concepção dualística da vida humana, pensando que é importante apenas a alma, depreciando e humilhando o corpo, e temos que entrar nessa nova concepção teológica e ética segundo a qual o corpo e a alma formam uma unidade biofísica inseparável de uma pessoa".
"Por isso, ambos têm o direito de se cuidar devidamente dentro do conceito do bem-estar, da saúde", acrescentou.
Segundo Rungi, as freiras "podem contribuir muito no plano humano, formativo e espiritual de jovens que hoje se cuidam espiritualmente e corporalmente".
"Uma freira santa, inteligente, mas também bela, pode fazer muito no plano de evangelização", explicou.
A vida poderá ficar mais difícil para as menos belas. Qualquer dia para se ir para freira terá que se ter no mínimo 1,80m, ser bela, loira e... religiosa, penso eu.