Sinónimos
Esmifrar: diz a Priberan que é a mesma coisa que esforricar, dar ou pagar de má vontade, cravar, extorquir dinheiro. Mais terra a terra como sou acho que é assim mais para gamar ou meter a mão no bolso, esta a palavra de que me lembrei quando comecei a ler o que não devia, os carrapatos continuam em alta.
Por cá Daniel Bessa, aquele que foi ministro da economia do governo de Guterres aposta tudo nas hostes laranja e ajuda no que pode. Desde já vai desempenhando papel de figurante, quem sabe lá mais para a frente espreite a oportunidade ter o papel principal no ministério que já foi dele. Para isso há que dar nas vistas, ei-lo a recomendar nova "dose" nos subsídios de férias e natal em 2012. Vai adiantando mesmo que até era acertado esmifrar um deles pela totalidade.
Outro carrapato em alta nestes últimos tempos é António Barreto, há quem garanta que está a ganhar endurance para uma possível sucessão a Cavaco. Daí até afirmar que Portugal pode desaparecer como país foi uma fervura, logo ele que deu uma ajuda ao entregar parte do Alentejo a espanhóis, ingleses e holandeses.
Aqui ao lado os nossos companheiros de jangada também não fazem a coisa por menos, encenam que vão julgar os corruptos, depois é como cá, as provas não eram consistentes, o processo tinha erros periciais ou entretanto prescreveram. Saramago lá sabia por que nos metia no mesmo bote e logo de pedra.
Os holofotes estão virados para uma rapariguinha, de sua graça María Dolores Amorós, que foi directora-geral da Caixa de Aforros do Mediterrâneo, da qual acabou despedida por decisão do Banco de Espanha ao saber-se que a ladina estudara pelas mesmas sebentas de oliveira e Costa, Jardim Gonçalves e Teixeira Pinto.
Nem mais, "contabilidade criativa" era com ela e em benefício próprio, para além de apresentar números falsos nas contas para enganar o supervisor.
Acabou recompensada com uma pensão vitalícia de 370.000 euros. É tão giro não é? Lá como cá falam em diminuir o número de meses de indeminização em caso de despedimento. Eita que esta gente leva-lhe jeito para estas coisas do gamanço de punho branco, esmifrar é com eles.
Oh António, eu quero lá saber se Portugal vai desaparecer como país, se a jangada vai ou fundo ou se vêm aí os chineses, eu quero é que o regabofe acabe e depressa ou que alguém me empreste um "spray" para acabar com os carrapatos antes que eles dêem definitivamente cabo dos habitantes do país.