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Salvo-conduto

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04
Set08

O dinheiro corrompe a democracia

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Se julgam que só os americanos "participam" nas eleições nos Estados Unidos estão redondamente enganados. Bancos suíços financiam as campanhas de Obama e McCain. Os dois maiores bancos suíços - UBS e Crédito Suíço - estão entre 20 maiores doadores dos candidatos à Casa Branca. Juntamente com outros doadores, os bancos financiam também candidatos às eleições legislativas que ocorrerão juntamente com a presidencial.

Todos os recordes foram batidos em matéria de financiamento das campanhas. John McCain arrecadou 27 milhões dólares, só no mês de Julho. Um recorde para o candidato do Partido Republicano, embora eclipsado por Barack Obama. O candidato do Partido Democrata recolheu 52 milhões em Julho, algo inusitado mesmo na história dos Estados Unidos, país onde a política e o dinheiro são inseparáveis há muito tempo.

Segundo o Centro para Políticos Responsáveis, uma organização não-governamental que investiga os vínculos financeiros dos candidatos registados na Comissão Eleitoral Federal, o UBS é o 5° entre os 20 maiores doadores de Barack Obama. O Crédito Suíço e o UBS ocupam respectivamente o 9° e 10° lugar entre as 20 empresas mais "generosas" com John McCain.

O Crédito Suíço é inclusive considerado um peso pesado do financiamento de campanhas e, portanto, uma das empresas mais influentes da política norte-americana. Está também entre os 20 maiores doadores de Hillary Clinton. A senadora por Nova York disputará o terceiro mandato depois de ter perdido a disputa à corrida presidencial. Por sua vez, o UBS é um dos maiores doadores do outro candidato democrata por Nova York, Charles Schumer, e do líder da minoria republicana no Senado, Mitch McConnell.

Outras empresas suíças colaboram nas próximas eleições nos Estados Unidos com destaque para o grupo farmacêutico Roche que já doou 240 mil dólares aos candidatos às eleições presidenciais e a multinacional Novartis* que contribuiu com 220 mil dólares para as convenções dos dois candidatos.

Para as empresas, o objectivo é ter 'acesso' a essas pessoas depois de eleitas, o que possibilita relações mais estreitas para exprimir seus "pontos de vista".

Geralmente, as empresas não fazem doações em dinheiro directamente aos candidatos, mas através dos "comitês de acção política", grupos em que os recursos provêm de alguns de seus funcionários, mas atenção que estes não são uns funcionários quaisqueres; trata-se da elite das empresas, executivos de alto nível, presidentes de conselhos de administração que podem contribuir como pessoa física e como membro do comitê de acção política".

É este o dinheiro corrompe a democracia norte-americana. Na hora de tomarem decisões os os políticos não se esquecem certamente dos "amigos".

* Para perceberem uma das razões porque estas empresas investem desta maneira leia o post de ontem.

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