Golpada
Anda meio mundo atónito com a decisão do "directório" taxar os depósitos bancários de Chipre, até boa gente normalmente atenta às golpadas da direita neoliberal parece não se dar conta do que verdadeiramente sucedeu. Num golpe de asa, perante o descalabro anunciado, essa mesma direita neoliberal tratou de proteger os seus ao fazer repercutir por todos os pequenos aforradores cipriotas o encargo de salvar um dos seus emblemáticos offshores, foi apenas disto que se tratou, o resto é conversa para boi adormecer.
Uma vez mais o peão é empurrado pelo rei no tabuleiro de xadrez em jogada temerosa, o mais natural é perder a cabeça, salva-se um offshore e dá-se emprego a uma data de analistas políticos, jogada de mestre, a comédia continua. Na terra onde nasci há uma expressão que caracteriza bem o que se está a passar: "é como quem limpa o cu a meninos..."
Depois disto tudo ainda haverá quem não acredite que nos tempos que correm o dinheiro está melhor protegido por uma caçadeira de canos serrados?