Toma lá e vai-te curar!
Confesso, confesso que ando com mau feitio e com a idade parece que estou a ficar pior, reajo mal a coisas simples e naturais. Eu até devia saber que as coisas são mesmo assim, há que aprender a viver com elas, mas só a muito custo consigo controlar-me. ..
Peguei ontem num desses jornais gratuitos que a minha mulher tem a paciência de me trazer todos os dias e prás! Logo na primeira página:
"Ordenados vão condicionar indemnizações por acidente."
Disse de imediato para mim próprio: querem lá ver que o prosa, só porque ganha pouco, atropela-me, atira 5 euros pela janela e diz: toma lá e vai-te curar!
Mas afinal não era assim! Abri o jornal na página 3 e estava lá tudo preto no branco:
"O governo aprovou ontem um decreto-lei no qual se define, como elemento mais relevante para a fixação de uma indemnização por acidente de viação, o rendimento declarado para efeitos fiscais por parte do lesado" Isto é: "As vítimas passam a ser ressarcidas de acordo com os rendimentos que declaram ao fisco", ou seja, quanto mais rico mais recebes e continua a notícia do jornal: "A vítima será indemnizada de acordo com o rendimento que declara às finanças e já não de acordo com outros factores tais como o sofrimento, os prejuízos decorrentes da sua inactividade forçada, o facto de serem a principal fonte de rendimento familiar, etc, etc." Juro que estou a escrever direitinho como está no jornal!
Passou-me uma coisinha má pelos olhos, zás, rasgei o jornal! A coitada da minha mulher assomou à porta da sala, olhou, voltou para trás e só a ouvi dizer para o cão: vai, vai pitosgas, vai para o pé do teu patrão que está outra vez com aquele mau feitio.
Eu sei que estas coisas não se fazem, ela tráz-me os jornais com tanto carinho, mas caramba, o Sócrates tira-me mesmo do sério e é umas a seguir às outras! Até já estou a ver outro prosa a atropelar-me, atirar os mesmos 5 euros pela janela e a dizer: toma lá e vai-te curar que ganhas pouco!
E não é que quando estava a escrever estas linhas, para desabafar, a minha mulher passou-me o tele-comando da televisão, porque já estava cansada, que ia para a cama. Eu zap, mudei para A SIC-Notícias e lá estava, em repetição, numa reportagem, o Nuno Rogeiro a "limpar" o que os Estados Unidos estão a fazer em Guantánamo.
Zás, passou-me outra coisinha má pelos olhos! À cautela, o pitosgas pirou-se para a cozinha...
Prometo, prometo que vou tratar-me deste mau feitio. Vou já marcar uma consulta!