Uma vez mais na América Latina
Não, a imagem acima não é do Irão, é das Honduras onde acaba de ser efectuado um golpe de estado militar. Foi deposto o presidente legítimo por acção de forças militares encabeçadas pelo general Romeo Vásquez. O presidente deposto, Manuel Zelaya foi deportado para a Costa Rica por militares de seu país, que o sequestraram na sua casa na madrugada de hoje.
A chanceler das Honduras, Patricia Rodas, que se encontrava a falar através do canal Telesur antes de ser sequestrada 'em directo', pediu o apoio da comunidade internacional e chamou o povo hondurenho à "resistência cívica" perante o "sequestro" de Zelaya.
As emissoras de rádio e televisão foram cortadas, assim como a electricidade, e os transportes públicos foram suspensos. Tanques e camiões cheios de soldados tomaram as ruas.
É usual, sempre que um qualquer governante dá uma guinada à esquerda na América Latina as oligarquias presentes, principalmente as militares reagem sempre pela força. O fantasma dos golpes de estado volta à América Latina, uma região que conquistou passo a passo, dolorosamente, a democracia.
Os blogues da esquerda caviar, porque da direita já não se estranha, sempre tão lestos a condenar tudo e todos, desde que dessa condenação possam tirar dividendos, permanecem confrangedoramente silenciosos...
